
Coordenadas pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as empresas brasileiras que participaram da maior feira de alimentos e bebidas do mundo, na Alemanha, encerraram a participação com um número surpreendente: US$ 963 milhões entre negócios imediatos e contratos futuros. Este é o melhor resultado desde que a Apex-Brasil passou a participar de Anuga, em 2001. “O resultado ultrapassou nossas expectativas, provando mais uma vez que o produto brasileiro faz sucesso em qualquer parte do mundo”, ressaltou o presidente da Agência, Alessandro Teixeira.
Neste ano, a Apex-Brasil levou o número recorde de 150 empresas para Anuga. Foram mais de 25 tipos de produtos expostos, de água a vinhos, passando pelos molhos, geléias, lácteos e orgânicos. “É uma oportunidade para trabalhar novas idéias, inovar, aprimorar embalagens e design e quanto mais agressivo o Brasil for, melhor", destacou Teixeira.
Além das carnes e do café, a cachaça brasileira também fez sucesso entre os europeus e junto com sucos, fecharam contratos de US$ 21 milhões. É o caso da empresa gaúcha, Casa Bucco, que levou para a Alemanha a tradicional bebida feita em alambique artesanal. Para Moacir Menegotto, responsável pela empresa, o próximo passo é trabalhar o pós-feira, buscando participar de outros eventos como esse na Europa. Ele destacou que, no ano passado, participou da Sisal, na França, com a ajuda da Apex-Brasil, e os fornecedores que conheceu neste evento o procuraram em Anuga e fecharam negócio.
Outro setor que comemorou os bons resultados foi o de laticínios. Na feira, leite em pó, condensado e queijo conseguiram US$ 8 milhões em negócios imediatos e futuros. O empresário da Tirolez laticínios, Cícero Alencar, lembrou que, por ter um grande mercado consumidor interno, este setor no Brasil demorou a considerar outros países como possíveis compradores. No entanto, ponderou, esta cultura está mudando e, hoje, “estamos nos adaptando e adquirindo uma visão exportadora”. Leia mais. Governo Brasileiro
Pricila Caied. Gerência de Comunicação e Marketing da Apex
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
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