No mato e sem cachorro

O Pensador Selvagem - Atendendo a milhares de e-mails, cartas e propostas de matrimonio, manifestando uma curiosidade incontrolável por conhecer o final da história da semana passada ("Entrei de gaiato num navio") e fugindo, sem que sirva de precedente, às linhas traçadas pelo editor desta seção, vou narrar de forma resumida a continuação desta viagem que ainda não terminou.

Depois de sair ileso da turbulenta viagem a Ibiza e já instalado na "Isla Blanca", pérola do Mediterrâneo, os primeiros dias foram cheios de novas sensações, todas agradáveis. Estar numa ilha paradisíaca no meio do mar Mediterrâneo, em outro país - isso parece importante para a gente que mora no Brasil e que sempre quer ir para o exterior pensando que os outros países são melhores. Engano. - me sentia no paraíso.
Criado no bairro do Flamengo e acostumado às águas turvas do Atlântico ao seu passo pela costa do Rio de Janeiro, ver as pedras e os peixes no fundo do mar a mais de 10 metros, através daquelas águas cristalinas, era o mais parecido a estar no paraíso. Só faltava a Brooke Shields nadando nua ao meu lado (eu imaginava esta cena uma e outra vez). Tenho que confessar que como bom brasileiro, o meu cérebro era o meu segundo órgão mais importante, sendo o primeiro deles - creio que não faz falta dizer qual - o que guiava os meus passos. Deste modo, uma das coisas que mais me chamavam a atenção, além da magnífica paisagem, era o fato de nesta ilha o nudismo não somente estar permitido, mas também muito praticado. Ver aquelas loiras e morenas (vou procurar conter a empolgação e usar adjetivos suaves) tão boas e generosas, como diria o mago Heitor Caolho em sua infinita sabedoria, totalmente nuas brincando, jogando frescobol, nadando e tomando sol, me causava uma confusa sensação - compartida por meus companheiros - mescla de alegria e desespero. É como passar com fome e sem dinheiro diante duma vitrine de frango assado.

Tanta carne fresca junta alterava o nosso metabolismo. Apostávamos para ver quem seria o primeiro. Me lembro um dia em um hotel de bangalôs onde íamos tocar pela noite, enquanto a dona nos conduzia aos quartos, o Ivan disse: "que rabão!" A mulher ouviu e respondeu: "lo siento, pero no tenemos jabón!" (jabón quer dizer sabão mas a pronuncia é quase igual a rabão), foi hilariante. Mas eu vim pra tocar (bandolim, claro) e este era o verdadeiro motivo de encontrar-nos neste lugar.

Mas nem tudo era maravilhoso, pois no mesmo dia que cheguei, recebi a noticia de que o violonista Rogério Bicudo, meu principal apoio musical, já não fazia parte do grupo. O Eduardo, que depois mostrou ser uma pessoa muito conflitiva, tinha brigado com ele e o meu amigo se mandou. Foi uma grande decepção, porque o bandolim precisa de um acompanhamento para poder solar livremente. Ficamos só com o cavaquinho, que tem um som muito agudo. Mesmo assim, não podíamos nem pensar em não continuar, entre outras coisas, porque a maioria de nós não tinha dinheiro nem pra tomar café no dia seguinte. Assim, o nosso cavaquinista que também era o empresário do grupo, tomou a dianteira da situação, botando as manguinhas de fora e aproveitando para explorar a nossa miséria. Ele era o único que tinha meios econômicos para se manter e sustentar o grupo.

O primeiro que fez, foi impor o pagamento semanal. Nós trabalhávamos todos os dias, e como hoje em dia eu sei, o cache dos grupos é muito bom, por tanto nós gerávamos bastante dinheiro. Só que não víamos as pesetas, que ficavam em poder do manager (neste caso eu diria "manipuler"). Quando chegava segunda-feira ele vinha pagar, descontava o que devíamos do carro, da comida, da bebida e o que sobrava, na verdade era ridículo. Ele contava que tinha recebido a terça parte do normal nestes casos. Desta forma, cada vez que queríamos fazer qualquer coisa, tínhamos que pedir dinheiro adiantado, cavando cada vez mais o buraco que logo nos engoliria.

Embora a situação não fosse muito favorável, eu não pensava muito no futuro e me divertia com meus amigos passeando pelados na praia e tocando naquele lugar maravilhoso.

Tocamos nas principais discotecas da ilha como Pacha, Privilege, Amnesia ou Es Paradis, em hotéis de luxo como o Hotel Hacienda San Miguel, um dos mais luxuosos do mundo, bares, restaurantes e praias. Tudo ia aparentemente bem e ainda restava uma esperança de juntar suficiente dinheiro, pelo menos para voltar pra casa. Até que um dia, o "empresário" decidiu trazer a namorada e depois o irmão. O irmão dele era uma cara muito legar que valeu a pena conhecer e não tinha culpa de nada, mas a namorada... Filha de um general (pensaram outra coisa, ein?), era daquelas garotas frescas e mal acostumadas que se as coisas não eram como ela queria, enchia o saco até que fossem.

Nós éramos um grupo de homens, em outro país, que a pesar dos problemas nos divertíamos juntos. Mas com a chegada da guria as coisas mudaram. Quando dizíamos depois do show, "Vamos tomar umas em tal lugar!", a mulher imediatamente começava: "Ah, eu não. Quero ir pra casa". Tínhamos uma camionete velha que era o nosso único meio de transporte e aonde o carro ía, íamos todos. Era desesperante, ela se metia em tudo. E o cara ainda queria que nós pagássemos a ela para lavar a nossa roupa ou carregar os cabos do grupo, era demais. Morávamos num apartamento em Sant Antoni de Portmany, gentilmente cedido por um amigo ibicenco que conhecemos no Brasil e podíamos perfeitamente lavar a nossa roupa grátis. Aí o cara sugeriu que a gente fosse morar em outra casa, pagando a metade para que ele ficasse sozinho com ela no ap. Isso já era a gota. Numa discussão o Delcio e ele saíram no pau enquanto a mulher gritava: -"Vou mandar o meu pai te matar!" (o típico para a filha de um general). Foi o fim, para o Délcio, que chamou a sua mulher no Brasil e ela veio buscá-lo. Foram embora e os que ficamos éramos cada vez menos e mais fud....

Uma das nossas últimas discussões foi transmitida ao vivo por um canal de televisão alemão que cobria uma festa na praia, e nós éramos o grupo contratado para animar. Com certeza teve muita audiência.

Então, eu, o irmão do cara e o Ivan, resolvemos mudar de casa e ir para um casarão velho na zona antiga de Ibiza na "Dalt Vila". Só que 15 dias depois o Fred (este era o nome do irmão) quis deixar a casa porque era muito úmida e ele era alérgico. Pegou as suas coisas e disse: -"Não agüento mais, vou para o apartamento e essa mulher que se dane". Chegando lá, tocou a campainha e ela atendeu gritando que lá ele não entrava. Ele jogou as malas pra dentro e desceu para esperar o irmão no bar. Quando estava sentado no bar viu, e as outras pessoas também, como um montão de objetos pessoais como roupas, sapatos, escova de dentes, pente, cuecas, livros e tudo mais, caíam no meio da avenida. A garota tinha jogado todas as suas coisas pela janela. O Fred subiu desesperado e quando saiu do elevador ela veio correndo pra cima dele. Num gesto instintivo, o Fred levantou a mão fechada e "sem querer" derrubou a mulher com um soco (ela media mais de 1,80m e o Fred menos de 1,70m, ela ía bater nele). O escândalo foi total. Quando o irmão chegou, decidiu acabar com tudo e partir para Paris com a namorada. O nosso trabalho financiou esta viagem de turismo que não estava no programa.

No final desta tormentosa temporada de três meses, ficamos eu e o Ivan sozinhos na casa. Uns dias depois estávamos sentados numa escadaria chorando. Ele lembrando das suas filhas e eu da minha mãe. O detalhe sujo, se é que pode haver algum mais sujo, é que o Eduardo havia deixado as passagens de volta do Ivan, que estavam em seu poder, sob a custodia do nosso amigo de Ibiza com a condição de entregá-las quando o Ivan pagasse a sua "dívida". Este, em um gesto que confirmou a sua honestidade, imediatamente devolveu as passagens ao Ivan que pode voltar pra casa.

Uma vez mais, lá estava eu sozinho numa ilha no meio do Mediterrâneo, sem dinheiro e sem saber aonde ir, pensando: "estou perdido, no mato e sem cachorro". Por sorte eu tinha uma maquina fotográfica Yashica que o meu pai me emprestou recomendando o máximo cuidado. Vendi a máquina e comprei uma passagem para Madrid, onde conhecia o diretor da Casa do Brasil, a minha única salvação. E assim foi. Mas isso é outra história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Reuniao do Coletivo Brasil Catalunya e Rede de Brasileir@s no Exterior (incluindo participantes do Encontro sobre Transnacionalismo, do GEDIME - Grupo de Estudos sobre Imigraçao, da Universitat Autònoma de Barcelona).

Dia 13 de Fevereiro de 2008, quarta-feira, 19h30, no Centro Cívico Drassanes. (Calle Nou de la Rambla, nº 43 – Metro Paralelo, Telefone 93 441 2280 – está no centro de Barcelona e é uma rua que começa nas Ramblas, muito conhecida).

Pontos de Pauta:
- Documento de Bruxelas (e Documento de Lisboa, principais produtos dos últimos Encontros de Brasileiros no Exterior);
- Articulaçao da Rede de Brasileir@s no Exterior e realizaçao do 3º Encontro de Brasileiros no Exterior, na Espanha, em 2008.
- Cartilha Brasileiros no Exterior e demais açoes do Conselho Nacional de Migraçoes (Brasil) / Ministério do Trabalho e da Justiça do Governo do Brasil e da SubComissao de Migraçoes da Comissao de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados (Brasil). Incluindo proposta da Casa do Trabalhador Brasileiro na Espanha;
- Participaçao no Fòrum Social das Migraçoes;
- Contatos com o Consulado, Ministério das Relaçoes Exetriores, Presidência da República do Governo do Brasil e demais assuntos de interesses dos participantes.

Informaçoes: 654 209 238 (Flávio Carvalho).

Col·lectiu Brasil Catalunya - Rede de Brasileir@s no Exterior.

801 SAR A Capoeira Iluminada AABB ABN Aeroporto Agricultura Água Air France Aleitamento materno Alpinistas Amazônia Anistia Internacional ano novo Aquecimento global Aqüifero ARTE Associação Associações Atelier ATUALIDADE Atualidade internacional Automovilismo Aviação Baleares Banco Central. Economia Banco Central. Economia Banco de Sangue Bandolim Barcos bares Beleza Bellver Biocombustiveis boemia Brasil Brasil 2014 Brasileiros Calvià CAPOEIRA Carnaval Castelo Censo eleitoral chorinho Choro Ciência Cinema Comentario Comercio exterior Comunicações Congonhas Cooperación copa 2010 Copa América Copa do Mundo Corrupção crianças Cultura Defesa Desenvolvimento Desfile Dia da Patria Direitos humanos Ditadura drogas E jet Economia Ecoturismo Educação Em Questão EMBRAER Equipo escola de samba Escultura Espanha Esportes Etanol Exportações FAIB Fauna febre amarela Floresta Fome Formula 1 Fotografia Fronteiras Futebol Gastronomia Gil Gol Historia Honduras Ibiza igualdade Imigração Imprensa Indio Indios Infografias INPE INSS Internet Jamaica Jeroni Bosh Ladroagem Lula Made in Brasil Madrid Mallorca Mapas Mar Massa Meio Ambiente Mercosur Mestre Mestre Bimba Mestre Gegê México Mídia Moda Montanha mulher Musica música Nautica Navio nochevieja noite Nossa Filosofia Nosso time O Pensador Selvagem Olimpíadas 2016 ONU OSN UFF Palma Palma de Mallorca Parapan-Americanos Patrocinio Pelé Peru Pesquisa PNUD Pobreza Polícia Federal Política Política exterior Portinari Povos Indigenas presentes racismo Regata Reis Magos Reserva Resgate Rey Rio de Janeiro Salvador Salvamento Samba Satélite brasileiro Saúde Segurança Senado Siesta. Sociedade Solidariedade Sóller Son Sant Joan Surf Tabagismo TAM Telecomunicações Telefonica Terremoto Terrorismo Torneio Trabalho Traficantes Trânsito Tribunais UNESCO Vale do Rio Doce viagem Videos Violência Vôlei Voo 3054 xenofobia