
Hoje é um dia muito triste para os amantes da música brasileira e principalmente para os chorões como eu. Descanse em paz, Seu César.
Benedicto Cesar Ramos de Faria – 1919 - 2007
Violão 6 Cordas
(Músico e Oficial de Justiça) Iniciou seus estudos de violão aos 17 anos.
Poucos anos após já como profissional participou do conjunto de Jacob do
Bandolim na Rádio Ipanema. Orgulha-se de ser pai de Paulinho da Viola.
Criado em 1964 por Jacob do Bandolim, o Conjunto Época de Ouro participou de
diversos espetáculos e gravou vários discos, entre eles VIBRAÇÕES, premiado com o melhor disco instrumental de 1967.
Com o falecimento de Jacob em 13 de agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e desde esta data até1972 o conjunto não se apresentou.
O Época retomou suas atividades em 1973 a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo SARAU, no Teatro da Lagoa. Daí então foi que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral. Assim surgiu todo movimento no país em busca de dar maior amplitude ao Choro.
Em 1977 produzido por Jorginho do Pandeiro, o conjunto grava mais um disco, “Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda”, rendendo ao Época de Ouro o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental do Ano, pela revista PLAYBOY.
Como não poderia deixar de ser feito, em 1987 o conjunto homenageia os 50 anos de carreira do violonista Dino, gravando o LP “ÉPOCA DE OURO DINO 50 ANOS”, com participações de Paulinho da Viola e do Maestro Severino Araújo.
Ao retornar da Alemanha em 1996, o conjunto foi convidado por Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola para participar das gravações dos seus CDs.
Café Brasil é título do Cd lançado em agosto de 2001, compondo uma mistura aromática do Conjunto Época de Ouro com grandes intérpretes como: Marisa Monte, Paulinho da Viola, João Bosco, Martinho da Vila e Leila Pinheiro.
1) César Faria e seu conjunto - (gravações de 1947 a 1951) - grupo que tocava com Jacob, na Rádio Mauá, fazendo acompanhamento de cantores e calouros, na década de 40, com César Faria e Fernando Ribeiro (violões), Pingüim (cavaquinho) e Luna (pandeiro). César Faria, além de ser compadre de Jacob, era o seu "escudo", pois conhecia todo o seu repertório. Acompanhou Jacob por mais de 30 anos.
Uma curiosidade: o cavaquinista Canhoto gravou pela primeira vez com Jacob em 1950, formando um trio de cordas com César Faria e Jessé, em gravações históricas, como Pé-de-moleque (RCA 80.0653) e Numa seresta (RCA 80.0667).
Jacob do Bandolim em 1966, organizou o conjunto regional Época de Ouro
integrado inicialmente por Dino Sete Cordas, violão (Horondino José da Silva, 1918), César Faria, violão (Benedito César Ramos de Faria - 1919), Carlos Leite, violão (Carlos Fernandes de Carvalho Leite - 1924) Jonas da Silva, cavaquinho (Jonas Pereira da Silva - (1934|1997) Gilberto d'Ávila, pandeiro (1915) e Jorginho, ritmo. >(Jorge José da Silva - 1930). Com o conjunto, gravou os LPs "Chorinhos e chorões" e "Vibrações". Foto: Época de Ouro
Neste vídeo do É poca de Ouro acompanhando a Armandinho Macedo, o Seu César é o primeiro da direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário