CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LIVROS PARA AS BIBLIOTECAS DOS PRESÍDIOS

"A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade". Essa é a redação do artigo 10 da Lei de Execução Penal. A mesma lei também prevê, para cada estabelecimento penitenciário, uma biblioteca, para uso de todas as categorias de reclusos, provida de livros instrutivos, recreativos e didáticos.
Muitas pessoas falam em "crise do sistema penitenciário", "falência do Estado". Acompanhando isso, há comentários sobre um novo paradigma: a cooperação entre o Estado e o indivíduo. A partir dessa idéia de solidariedade, a Comissão de Direitos Humanos e o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), juntamente com seus parceiros e colaboradores, propõe aos brasileiros uma ação de colaboração à execução penal, já que a prevenção do crime e a (re)educação do preso interessam a toda a sociedade.
O preso perde vários direitos: a liberdade, o voto, entre outros, mas não perde o direito de ser tratado como ser humano. A Constituição proíbe penas cruéis e assegura o respeito à integridade física e moral, contudo as atuais condições do sistema penitenciário brasileiro, na sua maioria, são precárias e não oferecem possibilidades de recuperação.
Colabore para mudar essa realidade, doando livros instrutivos, recreativos e didáticos para as bibliotecas dos presídios. É importante que esses livros estejam em razoável estado de conservação, que tenham um conteúdo útil e interessante e não despertem a violência, a astúcia e a criminalidade.
Nós sabemos que a simples doação de objetos materiais não tem o mesmo poder de amparo dos profissionais e voluntários que se dedicam pessoalmente ao sistema penitenciário. No entanto, sua doação não é apenas de ferramentas didáticas, mas principalmente de atenção, interesse e boa vontade. É uma oportunidade de mostrar que o povo brasileiro está disposto a contribuir para um país com mais educação, dignidade e paz. É uma forma de humanizar os presídios.
Neste sentido convidamos a entidades articuladoras a se unirem ao MNDH, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e o Centro de Produção da Justiça Federal nesta Campanha, onde os objetivos são estimular a leitura entre os presos possibilitando uma concepção melhor do conhecimento e alto ajuda na ressocialização de cada um.
Para o MNDH e suas entidades filiadas esta é uma grande oportunidade de colaborar com o processo de humanização dos presídios e com a reforma penitenciária como um todo, garantindo a aplicação dos direitos humanos e dando visibilidade às nossas ações, posto que a campanha conta com ampla divulgação realizada pela Câmara dos Deputados. O trabalho a ser realizado é receber, fazer a triagem (verificando se os livros contêm defeitos ou conteúdo impróprio) e encaminhamento dos livros aos presídios. Certo de podermos contar com o empenho de todos e todas, o MNDH antecipadamente agradece.
Para mais informações visite o site do MNDH: www.mndh.org.br , menu Ações e Projetos.

AddThis Social Bookmark ButtonAddThis Feed Button

Nenhum comentário:

801 SAR A Capoeira Iluminada AABB ABN Aeroporto Agricultura Água Air France Aleitamento materno Alpinistas Amazônia Anistia Internacional ano novo Aquecimento global Aqüifero ARTE Associação Associações Atelier ATUALIDADE Atualidade internacional Automovilismo Aviação Baleares Banco Central. Economia Banco Central. Economia Banco de Sangue Bandolim Barcos bares Beleza Bellver Biocombustiveis boemia Brasil Brasil 2014 Brasileiros Calvià CAPOEIRA Carnaval Castelo Censo eleitoral chorinho Choro Ciência Cinema Comentario Comercio exterior Comunicações Congonhas Cooperación copa 2010 Copa América Copa do Mundo Corrupção crianças Cultura Defesa Desenvolvimento Desfile Dia da Patria Direitos humanos Ditadura drogas E jet Economia Ecoturismo Educação Em Questão EMBRAER Equipo escola de samba Escultura Espanha Esportes Etanol Exportações FAIB Fauna febre amarela Floresta Fome Formula 1 Fotografia Fronteiras Futebol Gastronomia Gil Gol Historia Honduras Ibiza igualdade Imigração Imprensa Indio Indios Infografias INPE INSS Internet Jamaica Jeroni Bosh Ladroagem Lula Made in Brasil Madrid Mallorca Mapas Mar Massa Meio Ambiente Mercosur Mestre Mestre Bimba Mestre Gegê México Mídia Moda Montanha mulher Musica música Nautica Navio nochevieja noite Nossa Filosofia Nosso time O Pensador Selvagem Olimpíadas 2016 ONU OSN UFF Palma Palma de Mallorca Parapan-Americanos Patrocinio Pelé Peru Pesquisa PNUD Pobreza Polícia Federal Política Política exterior Portinari Povos Indigenas presentes racismo Regata Reis Magos Reserva Resgate Rey Rio de Janeiro Salvador Salvamento Samba Satélite brasileiro Saúde Segurança Senado Siesta. Sociedade Solidariedade Sóller Son Sant Joan Surf Tabagismo TAM Telecomunicações Telefonica Terremoto Terrorismo Torneio Trabalho Traficantes Trânsito Tribunais UNESCO Vale do Rio Doce viagem Videos Violência Vôlei Voo 3054 xenofobia